Eventos

VII Congresso Internacional IBDiC (Inscrições abertas)

O Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC) convida a todos para a 7a edição do Congresso Internacional do IBDiC. O evento vai ser realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo, e vai reunir especialistas em torno dos principais cenários e tendências que envolvem o mercado de construção no Brasil.

Trata-se de um evento anual que tem agregado bastante qualidade nas discussões do Direito da Construção a partir da reunião de estudiosos, acadêmicos, advogados, árbitros, peritos, estudantes e especialistas em torno dos principais temas que tocam o nosso mercado.

No último ano, nove painéis de discussão, com a presença das maiores referências no setor, discutiram e apresentaram perspectivas diversas do tema Dispute Boards, o que rendeu uma avaliação muito positiva por parte dos participantes.

Este ano, a programação pretende discutir problemas em torno da seguinte temática: “Segurança Jurídica, da teoria à prática”. A ideia é fomentar uma série de debates e discussões, entre palestrantes nacionais e internacionais, que tenham como objetivo último trazer e propor soluções objetivas e concretas que possam agregar segurança jurídica ao nosso mercado. Ao todo, cerca de 200 pessoas são esperadas para o evento.

As inscrições realizadas até o dia 1 de agosto têm desconto. Acesse: https://lnkd.in/dJPwdZg.

Quer ser um associado IBDiC? Acesse o link https://lnkd.in/dcwqUrZ, para mais informações.

Data: Dias 29 e 30 de Agosto de 2019

Horário: 8:30h às 17:45h

Local: Hotel Pullman Ibirapuera (Rua Joinville, 515 - Vila Mariana, São Paulo)

Concrete Show 2019

Inovações em produtos e serviços agitam o mercado da construção civil

Novidades em acessórios, equipamentos e soluções para o setor estarão na Concrete Show 2019, em agosto, em São Paulo (SP)

Tradicional polo de inovações da construção civil, a Concrete Show South America, única feira da América Latina dedicada às cadeias construtivas do cimento e do concreto, prepara para 2019 mais uma edição repleta de novas tecnologias para o setor. Em seu 12º ano, o evento – que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), de 14 a 16 de agosto – reserva aos profissionais do segmento as novidades de mais de 350 marcas expositoras, nacionais e internacionais, que apresentam ao mercado os mais recentes lançamentos.

Entre elas está a Fameth, empresa metalúrgica especializada no desenvolvimento de sistemas metálicos para a indústria do concreto, que leva ao evento dois de seus mais recentes produtos: o espaçador treliçado ABTC e o espaçador tipo W, também chamado de DL. É o que conta a arquiteta e urbanista da marca, Laís Soriani. “Tanto o espaçador treliçado ABTC quanto o tipo W são inovações que substituem as treliças e os caranguejos (estruturas utilizadas para a sustentação de lajes pré-moldadas) no apoio de ferragens negativas, de barras de transferências e de telas soldadas”, diz.

“Em algumas obras, por exemplo, são compradas as treliças tradicionais, que têm alturas a partir de seis centímetros. Muitas vezes, elas precisam ser pisadas ou amassadas para se chegar à dimensão especificada no projeto. Além disso, normalmente são peças que possuem seis metros de comprimento, ou seja, o manuseio não é fácil. Já o caranguejo é um pedaço de ferro que é dobrado em obra, gerando diversidade de formatos e tamanhos, fazendo com que os operários tenham que perder tempo neste processo. O espaçador ABTC, por outro lado, é fabricado com 3 a 16 cm e apresenta apenas dois metros de comprimento, enquanto o tipo W possui um metro. Ambos contam com a possibilidade de serem desenvolvidos também em alturas especiais, de acordo com o projeto. Dessa forma, não existe a necessidade de remanejo e nem de retrabalho, diminuindo os riscos de instabilidade na construção e gerando economia”, explica Soriani.

Outro destaque da Concrete Show será o portfólio de produtos da Maken Serviços, como as novas tags de identificação de matérias primas da marca, desenvolvidas em parceria com a Gomagraf, empresa especializada em etiquetas e rótulos adesivos. Uma delas é a etiqueta de reconhecimento de amostras de concreto, utilizada no processo de pós-produção do insumo.

“Todo concreto que é produzido tem alguns moldes retirados, chamados de corpos de provas, para que se possa avaliar a qualidade do material e se não há defeitos em seu desenvolvimento. Com essa nova tag de identificação, elaborada com material sintético resistente a danos, o rótulo não se desprende da amostra, auxiliando no controle do produto e levando mais segurança aos processos do setor, impedindo, por exemplo, que ocorra perda ou troca de materiais”, afirma o diretor comercial da companhia, Márcio Kenji.

Com os mesmos objetivos, a Maken apresenta ao mercado também a tag de identificação para ferragem armada, que visa contribuir para o devido registro da armação metálica em todo o período de construção, desde o recebimento do insumo na obra até o manuseio e a concretagem. “A nova tecnologia, inclusive, automatiza o processo, já que vem acompanhada com um código de barras exclusivo, que garante a inserção de todos os dados e informações dos produtos em um sistema online, que pode ser acessado a qualquer hora e lugar. Além disso, melhora a produtividade do segmento, garantindo mais confiabilidade e o perfeito andamento das obras”, conclui o executivo da empresa.

12ª Concrete Show

Data: De 14 a 16 de agosto de 2019

Horário: Dia 14 – Das 13 às 20 horas / Dias 15 e 16 – Das 10 às 20 horas

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda – São Paulo-SP

Sobre o Concrete Show www.concreteshow.com.br

Único evento da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show chega à 12ª edição em 2019. Realizado há mais de 10 anos, reúne, anualmente, mais de 350 marcas expositoras ao longo de três dias de evento, com soluções de mais de 50 segmentos: desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais, até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto. Reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil, neste ano o evento já tem data marcada e acontece de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), organizado pela Informa Markets – que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informações B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

Data: Dias 14, 15 e 16 de Agosto de 2019

Horário: 0:00h às 00:00h

Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda - São Paulo-SP

Dispute Board na gestão dos contratos de construção

No dia 30 de julho, a cidade de Londrina (PR) vai receber uma palestra sobre o Dispute Board na gestão dos contratos de construção. O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) e vai debater a relação dos Comitês de Prevenção e Solução de Disputas com os contratos que envolvem a construção civil.

A aplicação do Dispute Board é nova no Brasil, foi regulamentada por lei em São Paulo e tem um projeto em tramitação no Senado Federal. A medida é um importante elemento de transparência que garante a execução adequada de contratos e um bom andamento dos projetos.

As inscrições da palestra podem ser realizadas no site: https://lnkd.in/dvWKuEi

Data: Dia 30 de Julho de 2019

Horário: 19:30h às 22:00h

Local: Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina - CEAL - Londrina, PR

Dispute Boards: Perspectivas Teórico-práticas no Brasil

O Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) e a Câmara de Arbitragem Mediação e Conciliação do CIERGS realizam em Porto Alegre (RS) o evento “Dispute Boards: Perspectivas Teórico-práticas no Brasil”. O seminário tem como objetivo realizar análises de casos práticos atuais no Brasil e desenvolver uma leitura crítica sobre o tema na ótica do poder público.

A programação prevê uma tarde de debates com grandes nomes da área do Direito da Construção. O evento vai acontecer na quarta-feira, 24/07. O investimento é de R$ 100,00 e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento até a véspera do evento: https://lnkd.in/dGpwJaQ

Data: Dia 24 de Julho de 2019

Horário: 13:00h às 19:30h

Local: Centro de Eventos FIERGS - Plenário Mercosul (Porto Alegre, RS)

IV Seminário de Mediação e Arbitragem

A cidade de João Pessoa (PB) vai receber nos dias 04 e 05 de julho, o IV Seminário de Mediação e Arbitragem. O evento que tem apoio do Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC) vai ser realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna e vai tratar sobre os “Métodos Adequados de Resolução de Conflitos Envolvendo Direito Imobiliário, Construção Civil e Infraestrutura”.

A programação prevê a realização de palestras e treinos abertos, na qual as equipes de diversas universidades se enfrentarão em simulações. O evento conferirá, ainda, certificado de 20 horas/aula para os alunos participantes.

As inscrições custam R$50 e podem ser feitas no site: https://lnkd.in/d2vNtPn

Data: Dias 4 e 5 de Julho de 2019

Horário: 14:00h às 19:00h

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna - João Pessoa (PB)

Café da Manhã do IBDiC – “How to Keep Your Construction Arbitrator Happy”

Na manhã desta quarta-feira (03.07), o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) realizou o Café da Manhã do IBDiC, em São Paulo. Esta edição do evento trouxe Donny Mackinnon e Fernando Marcondes para debaterem o tema “How to Keep Your Construction Arbitrator Happy”.

A discussão foi muito produtiva e reuniu cerca de 25 profissionais para ouvir a experiência de Donny, que é Presidente da Chartered Institute of Arbitrators da Escócia, árbitro e adjudicador atuando como profissional independente.

Data: Dia 3 de Julho de 2019

Horário: 9:00h às 11:00h

Local: L.O. Baptista (Av. Paulista, 1294 - 8º andar - São Paulo)

Café da Manhã do IBDiC – “Seguros nos Contratos de Construção e de Financiamento para Construção”

Prezados associados,

No próximo Café da Manhã do IBDiC trataremos do tema “Seguros nos Contratos de Construção e de Financiamento para Construção”.

Confirme sua participação presencial enviando um e-mail para «[email protected]».

Para quem não puder estar presente, nossa reunião também terá transmissão online via Webex. Para acessá-la clique aqui e informe o número « 191 386 155 ».

Contamos com a sua participação!

Data: Dia 31 de Maio de 2019

Horário: 9:00h às 11:00h

Local: Veirano Advogados

Brazil Accelerated Route to Fellowship Examination

Data: Dia 16 de Maio de 2019

Horário: 0:00h às 00:00h

Local: CAM-CCBC

Brazil Accelerated Route to Fellowship

Data: Dias 14 e 15 de Maio de 2019

Horário: 0:00h às 00:00h

Local: CAM-CCBC

Café da Manhã do IBDiC – “Nova LINDB: O que os gestores precisam saber?”

Mais uma vez nossos associados se reuniram para participarem do Café da Manhã do IBDiC. A edição deste mês, realizada nesta quarta-feira, trouxe Floriano de Azevedo Marques Neto para falar sobre as inovações propostas pela nova LINDB, como elas impactam na formação, gestão e encerramento dos contratos administrativos e a atuação de todos aqueles que empreendem no ambiente público.

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo as fotos do evento.

Data: Dia 24 de Abril de 2019

Horário: 9:00h às 11:00h

Local: Rua Surubim, 504

Workshop – Implementação do Contrato Estrutural de Aliança (FAC-1)

O Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDIC) e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) realizaram, no dia 02 de abril em São Paulo, o Workshop – Implementação do Contrato Estrutural de Aliança (FAC-1).

Ministrado pelo professor e Diretor do Centro de Direito da Construção da King’s College London, David Mosey, a proposta foi oferecer capacitação sobre esse novo formato de contrato que une processos de uma contratação estrutural com elementos colaborativos de um contrato de aliança. 

Data: Dia 2 de Abril de 2019

Horário: 9:00h às 17:00h

Local: CAM-CCBC

Palestra “Lançamento do Contrato Estrutural de Aliança (FAC-1) no Brasil”​

O “Lançamento do Contrato Estrutural de Aliança (FAC-1) no Brasil” foi o tema de palestra, em São Paulo, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDIC) e pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC). Com o objetivo de apresentar essa novidade no mercado brasileiro de projetos de construção, Prof. David Mosey (diretor do Centro de Direito da Construção da King’s College London), Leonardo Toledo da Silva (Toledo Marchetti Advogados) e Alexandre Aroeira Salles (Aroeira Salles Advogados) apresentaram e debateram esse assunto.

O evento contou com tradução simultânea e coquetel comemorativo ao final.

Data: Dia 1 de Abril de 2019

Horário: 15:00h às 18:00h

Local: CAM-CCBC

Café da Manhã do IBDiC – “A evolução das modalidades contratuais em grandes projetos de infraestrutura: onde o civil law e common law se encontram”

O Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) realizou no dia 20 de março um Café da Manhã com associados, em São Paulo.

Desta vez, o advogado Júlio Cesar Bueno apresentou o tema “A evolução das modalidades contratuais em grandes projetos de infraestrutura: onde o civil law e common law se encontram” para os participantes e o debate rendeu uma manhã muito proveitosa.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.

Data: Dia 20 de Março de 2019

Horário: 9:30h às 11:00h

Local: Pinheiro Neto Advogados

Café da Manhã do IBDiC – “A arbitragem em contratos de construção de obras públicas”​

Na última quinta-feira (dia 24), o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) reuniu associados em São Paulo para a realização do primeiro evento da série Cafés da Manhã do IBDiC.

Cerca de 30 pessoas assistiram o Procurador do Estado de São Paulo, Dr. Bruno Lopes Megna, apresentar o tema “A arbitragem em contratos de construção de obras públicas”, que contou com a mediação do presidente do IBDiC, Leonardo Toledo da Silva, e do diretor, Gustavo Scheffer da Silveira.

Confira as fotos no link https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6495686214878785536.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.

Data: Dia 24 de Fevereiro de 2019

Horário: 9:30h às 11:00h

Local: Rua Surubim

6º Encontro Anual da AACE​

O IBDiC foi um dos apoiadores do 6º Encontro Anual da AACE, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Este evento, composto por 20 palestras e mesa redonda, palestras internacionais, contou com a presença de reconhecidos profissionais nacionais e internacionais de engenharia de custos e suas áreas correlatas, como direito e administração.

Profissionais de renome debateram e apresentaram as principais questões relacionadas a Engenharia de Custos, melhores práticas e suas disciplinas, especialmente casos reais vivenciados nos diversos projetos concluídos ou em andamento atualmente no Brasil e no mundo. Os temas abordaram questões técnicas e gerenciais relacionadas a todo o ciclo de vida dos projetos que incluem desde lições aprendidas de projetos reais, análises de produtividade, análises de cronograma, planejamento, orçamentação, gestão de riscos e pleitos, inovação e tecnologia, até discussões macroeconômicas sobre a atual situação da infraestrutura no Brasil, seus desafios e tendências.

Para mais informações, acesse o link https://lnkd.in/dCu9Ym7.

Data: Dias 6 e 7 de Dezembro de 2018

Horário: 9:00h às 18:00h

Local: AACE

Workshop de Formação e Treinamento de Profissionais​

O IBDiC apoiou o WORKSHOP de Formação e Treinamento de profissionais interessados em atuar como membros em DISPUTE BOARDS em contratos de infraestrutura e construção, promovido pelo CBMA – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem e a CMA-IE – Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia.

Esse WORKSHOP, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, foi focado aos profissionais do Setor de Infraestrutura e Construção, tais como Consultores, Engenheiros, Advogados, Peritos, Assistentes Técnicos e demais interessados (Especialistas de Bancos Públicos e Privados, Agências de Financiamento, Seguradoras e Classificadoras de Risco).

No dia 5 de dezembro foram realizadas duas mesas de debates cujos temas foram “A Perspectiva das Instituições sobre os Dispute Boards” e “Desafios para Implantação dos Dispute Boards pela Administração Pública”.

Mais informações no link https://lnkd.in/dz4x5zv.

Data: Dias 3, 4 e 5 de Dezembro de 2018

Horário: 9:00h às 17:00h

Local: Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – CMA-IE

Café da Manhã do IBDiC – “Temas Tributários Atuais em Projetos de Infraestrutura e Construção”​

“Temas Tributários Atuais em Projetos de Infraestrutura e Construção” foi o assunto do nosso Café da Manhã, que contou com a apresentação de Luis Cláudio Yukio Vatari, sócio do Toledo Marchetti Advogados.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.

Data: Dia 27 de Novembro de 2018

Horário: 9:30h às 11:00h

Local: Toledo Marchetti Advogados