Os Cafés da Manhã são eventos mensais realizados pelo IBDiC.

Cada mês um de nossos Comitês Temáticos fica responsável pela realização do Café do Manhã junto da Diretora do IBDiC, Cristina Mastrobuono.

A intenção deste evento é proporcionar, em um tempo de 1h30min a 2h, debates e discussões sobre temas técnicos e que estão em voga no momento. Para isso, membros do IBDiC e outros convidados separam uma manhã por mês para tomar seu café da manhã reunidos e trazer seu ponto de vista sobre o tema em pauta, sempre sob a moderação de um membro do Instituto.

No ano de 2022, realizamos eventos online e híbridos, debatendo temas como os Dispute Boards, as Práticas Recomendadas pela AACE, o Desequilíbrio Contratual, os Standards Internacionais e muitos outros.

Café da Manhã: “Cláusulas back-to-back”

Nessa edição do Café da Manhã, tratamos do tema “Cláusulas back-to-back” com a participação da expositora Adriana Sarra , sócia de Toledo Marchetti Advogados e Diretora do IBDiC, do moderador Marcelo Botelho de Mesquita, FCIArb, sócio de Botelho de Mesquita Sociedade de Advogados e vice-presidente do IBDiC, e dos debatedores Anderson Schreiber, professor titular de Direito Civil da UERJ, professor da FGV Rio, árbitro e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, e Caio Farah, Professor Sênior Fellow do Insper, Sócio de Barros Pimentel Advogados, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e Doutor em Direito pela USP.

O café consistiu em uma excelente introdução do tema por Adriana Sarra, que recentemente recebeu o título de Doutora em Direito Civil pela USP a defender a tese “Cláusulas back-to-back: tipologia e regime jurídico”. Ao final, os debatedores Anderson Schreiber e Caio Farah tiveram a oportunidade de levantar apontamentos e questionamentos acerca do assunto.

Café da Manhã IBDiC: “Conflito de Interesses nas Perícias”

Café da Manhã realizado em 26/04/23 sobre o tema “Conflito de Interesses nas Perícias”, com a participação de Thiago Marinho Nunes, vice-presidente da CAMARB, Doutor em Direito Internacional e Comparado pela USP, Mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Disputas pela Universidade de Paris II e Professor Titular de Arbitragem e Mediação do IBMEC-SP, Silvio Simonaggio, fundador da Simonaggio Certeza Técnica e Cadeira 32 da Academia Paulista de Contabilidade, Ignacio Palacios, FCIArb, diretor da Quantum Global Solutions Iberica, diretor do DRBF, membro de Dispute Boards e Certified Adjudicator do FIDIC, e Cristina Mastrobuono, árbitra e diretora do IBDiC.

Confira aqui as fotos evento.

Café da Manhã: “Questões Tributárias nos Contratos de Construção”

Café da Manhã realizado, em 29/03, sobre o tema “Questões Tributárias nos Contratos de Construção”, com as provocações de Laura Castello Branco, gerente tributária da Norsk Hydro Brasil, e exposições de Geraldo Valentim Neto, sócio coordenador da área tributária de Madeira, Valentim & Gallardo Advogados, e Leonardo Homsy, sócio do Mattos Filho.

Apresentações utilizadas:

Geraldo Valentim

Leonardo Homsy

Café da Manhã/Ciclo de Webinars – “Alterações dos Contratos de Construção na nova Lei de Licitações”

“Alterações dos Contratos de Construção na nova Lei de Licitações” é o tema do nosso evento de fevereiro, que aconteceu no último dia 14.

Para isso, convidados os seguintes debatedores Gabriela Duque, mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, advogada especialista no setor de infraestrutura e sócia no Menna Barreto Advogados, Sérgio Siqueira Loureiro, engenheiro civil com grande experiência na gestão de contratos de obras públicas, assistente técnico e perito, e Alexandre Aroeira Salles, mestre e doutor em Direito Administrativo, diretor do IBDiC e do International Construction Law Association e sócio-fundador do Aroeira Salles Advogados.

Café da Manhã IBDiC: “Normas e Diretrizes Brasileiras e Internacionais aplicáveis para Perícias”

Café da Manhã, realizado em 31/01, sobre o tema “Normas e Diretrizes Brasileiras e Internacionais aplicáveis para Perícias”, com a moderação de Luis Otavio Rosa, e os palestrantes: Geovane Martins, Pedro Paulo Lopes Magnabosco, Fabiana Albano Russo de Melo, e Paulo Nascimento.

Café da manhã do IBDiC: “Estudo quantitativo sobre os requisitos para reequilíbrio de contratos”

Na edição do Café da manhã do dia 24.11.2022, de iniciativa do Subcomitê de Concessões e PPPs, foi tratado o tema “Estudo quantitativo sobre os requisitos para reequilíbrio de contratos” com a participação de Solange Majella Jones, advogada em infraestrutura, Felipe Sande, economista e especialista em concessões e PPPs, e Maurício Portugal Ribeiro, sócio de Portugal Ribeiro Advogados.

Café da Manhã do IBDiC: “Dispute Board e as práticas recomendadas pela AACE”

Aconteceu em 27/09/22 o Café da manhã IBDiC com o tema: “Dispute Board e as práticas recomendadas pela AACE”. Agradecemos a participação de Adriana Sarra, Aldo Mattos e Luis Otavio Rosa e todos que acompanharam online.

Café da Manhã do IBDiC: “Standards internacionais de contratos de construção, um olhar geral, desafios e perspectivas”

No dia 17 de agosto, realizamos nosso Café com o tema: “Standards internacionais de contratos de construção, um olhar geral, desafios e perspectivas”, em formato híbrido, sendo o presencial no escritório Mattos Filho, na Al. Joaquim Eugênio de Lima, 447, São Paulo.

Convidamos um time de especialistas para participarem do debate, Alexandre Arlota foi nosso moderador, e esteve acompanhado dos debatedores: Luís Otávio Rosa, Fernando Branco, Rodrigo Esposito Petrasso Rafael Monteiro e Mariana Barbosa Miraglia.

Café da Manhã do IBDiC: “Obras paradas: Consequências e soluções”

Realizamos em 29/06 o Café da manhã IBDiC com o tema: “Obras paradas: consequências e soluções”. Contamos com a participação de grandes nomes do setor de infraestrutura, Luiza Perrelli Bartolo, sócia de Raphael Miranda Advogados, e Thiago Mesquita Nunes, Procurador do Estado de São Paulo, e Luiz Eduardo N. Legaspe, consultor de empresas do ramo da construção civil, assistente técnico e perito em arbitragens na área de infraestrutura, além da mediação de Cristina Mastrobuono , advogada do escritório CM Advogados.

Café da Manhã do IBDiC: “Dispute Board e Administração Pública”

Realizamos no dia 25/05/22 o nosso Café da Manhã “Dispute Board e Administração Pública”, com as participações de Igor Gimenes, Procurador do Estado do Espírito Santo e sócio da HSG Advogados, Ricardo Medina, sócio de Toledo Marchetti Advogados, e mediação de Cristina Mastrobuono, advogada do escritório CM Advogados.

Café da Manhã do IBDiC: “BIM: ferramenta para prevenção de disputas em contratos de construção?”

Realizamos no dia 20/04/22 o nosso Café da Manhã “BIM: ferramenta para prevenção de disputas em contratos de construção?”, com as participações de Marlon Ieiri, Presidente do Infra2038, Erik Santos, Engenheiro civil na Andrade Gutierrez Engenharia, e com a moderação de Júlio Bueno, sócio de Pinheiro Neto Advogados.

Café da Manhã do IBDiC: “Desafios na Gestão de Contratos de Obras”

Realizamos ontem (23/3) o nosso Café da Manhã “Desafios na Gestão de Contratos de Obras”, com as participações de Nayron Russo, sócio do Aroeira Salles Advogados, e Leonor Aguiar, gestora de transportes e obras públicas na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, com a moderação de Cristina Mastrobuono, consultora em infraestrutura.

Café da Manhã do IBDiC: “Culpa Grave e Dano Indireto em Contratos de Construção”

No dia 23 de fevereiro de 2022, discutimos o tema: “Culpa Grave e Dano Indireto em Contratos de Construção”, com a participação dos palestrantes Luiz Felipe Silveira, advogado no Bruno Maggi Advogados, Leonardo Toledo, sócio do Toledo Marchetti Advogados, e moderação de Cristina Mastrobuono, advogada e árbitra e consultora em infraestrutura.

Além de contarmos com brilhantes nomes do mercado, tivemos a apresentação de uma tese para Mestrado para o curso de Direito dos Negócios da Fundação Getulio Vargas.

Infelizmente não possuímos a gravação deste evento disponível em nosso acervo.

Café da Manhã do IBDiC: “Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos”

O Café da Manhã do IBDiC, realizado no dia 11 de dezembro de 2021, foi sobre o tema “Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos”.

Nessa edição, contamos com as participações de Ilma Garcia, sócia-diretora da ITAG Consultoria Empresarial; Sandro Cunha, sócio-diretor da Avantec Consultores Associados; Rafael Monteiro, diretor da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte; com mediação de Ricardo Medina, sócio do Toledo Marchetti Advogados e diretor-tesoureiro do IBDiC.

Café da Manhã do IBDiC: “Modalidades de contratação de obras de infraestrutura, desequilíbrio econômico-financeiro, condições excepcionais e os desafios dos aumentos de preços”

Realizamos, no dia 28 de junho, o Café da Manhã sobre o tema “Modalidades de contratação de obras de infraestrutura, desequilíbrio econômico-financeiro, condições excepcionais e os desafios dos aumentos de preços”, que contou com os palestrantes Daniel Lima, Mariana Heimy Kano e Júlio César Bueno, além da moderação de Gustavo Scheffer da Silveira.

 

Café da Manhã do IBDiC: “A Responsabilidade do Empreiteiro: prescrição, decadência e vícios ocultos”

A Responsabilidade do Empreiteiro: prescrição, decadência e vícios ocultos” foi o tema do nosso Café da Manhã, realizado no dia 5 de maio de 2021, e que contou com as participações de Cristina Mastrobuono, Marcelo A. Botelho de Mesquita, Willian Nunes Rossato e Thiago Marinho Nunes.

 

Café da Manhã do IBDiC: “O novo livro vermelho da FIDIC e sua utilização no direito brasileiro”

O Café da Manhã do IBDiC de 29 de março de 2021 foi sobre o tema “O novo livro vermelho da FIDIC e sua utilização no direito brasileiro”, e contou com as presenças de Andre Cordelli Alves, Sócio do Lotufo & Cordelli Advogados, Ana Clara Viola Ladeira, Gerente Jurídico e de Compliance na VINCI Energies Brasil, e Gustavo Scheffer da Silveira, Counsel do Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown.

Infelizmente não possuímos a gravação deste evento disponível em nosso acervo.

Café da Manhã do IBDiC: “Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos”

O nosso Café da Manhã do IBDiC de dezembro foi realizado no dia 11, sobre o tema “Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos”.

Nessa edição, contamos com as participações de Ilma Garcia, sócia-diretora da ITAG Consultoria Empresarial; Sandro Cunha, sócio-diretor da Avantec Consultores Associados; Rafael Monteiro, diretor da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte; com mediação de Ricardo Medina, sócio do Toledo Marchetti Advogados e diretor-tesoureiro do IBDiC.

 

Café da Manhã do IBDiC: “Licitação e Relicitação de Aeroportos”

No dia 2 de outubro de 2020, realizamos o Café da Manhã do IBDiC sobre o tema “Licitação e Relicitação de Aeroportos”, que contou com as participações de Ane Elisa Perez, Sócia do Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, Vera Monteiro, Sócia de Sundfeld Advogados, e Gustavo Carneiro, Procurador-Geral da ANAC.

Café da Manhã IBDiC: “Pandemia e o regime jurídico transitório dos contratos administrativos”

Realizamos o Café da Manhã IBDiC, no dia 24 de julho, sobre o tema “Pandemia e o regime jurídico transitório dos contratos administrativos”, que contou com a presença do Senador Antonio Anastasia, autor Projeto de Lei n° 2.139 debatido no evento e mestre em Direito pela UFMG, de Cristina Mastrobuono, advogada e ex-procuradora do estado de São Paulo, e de Diego Jacome Valois Tafur, mestre em Direito pela FGV, advogado e professor.

 

Café da Manhã do IBDiC: “Mediation and Construction Disputes”

O Café da Manhã do IBDiC de julho foi sobre o tema Mediation and Construction Disputes” e contou com as participações de Diana Paraguacuto-Maheo, da Foley Hoag LLP, de Marcelo Perlman, da Perlman Mediação e Estratégias Jurídicas e de Marcos Ganut, da Alvarez & Marsal, e moderação de Fabiane Verçosa, sócia do Carvalho, Machado & Timm Advogados.

Quem não pode participar, acesse o  link:

Agradecemos a participação!

Café da Manhã do IBDiC: “Abordagem Colaborativa para enfrentamento da Covid-19”

Foi realizado no dia 28 de abril de 2020, com o tema “Abordagem Colaborativa para enfrentamento da Covid-19”, mais um Café da Manhã do IBDiC. Nessa edição foi realizado um debate em inglês com as participações do Prof. David Mosey, Diretor do Centro de Direito da Construção da King’s College London, de Eric Franco, Gerente Legal da Engie, e com moderação de Leonardo Toledo da Silva, Presidente do IBDiC e Sócio do Toledo Marchetti Advogados.

Café da Manhã Conjunto IBDiC CBAr: “Dispute Resolution in Complex Construction Projects: Strategy and Tactics”

Caros(as) associados(as),

É com grande prazer que convidamos para o evento conjunto “Café da Manhã IBDiC CBAr”, que ocorrerá no dia 10 de março (terça-feira) de 2020, com o tema Dispute Resolution in Complex Construction Projects: Strategy and Tactics.

A palestra será ministrada em inglês por Renato Nazinni, da King’s College.

Vagas limitadas. Favor confirmar a presença enviando e-mail para [email protected].

Para quem não puder estar presente, o Café da Manhã também terá transmissão online via Webex. Para acessar, clique: aqui e informe o número 196 483 712.

Contamos com a sua participação!

Café da Manhã do IBDiC: “O financiamento de projetos e a necessária segurança jurídica”

O Café da Manhã do dia 16 de janeiro, com o tema: “Financiamento de projetos e a necessária segurança jurídica”, foi o primeiro promovido pelo Instituto no ano de 2020.

Contamos com a participação de Mário Saadi, sócio do Tauil & Chequer Advogados e Doutor em Direito Administrativo pela USP.

Infelizmente não possuímos a gravação do evento disponível em nosso acervo.

Café da Manhã IBDiC: “Parcerias Público Privadas dos Sistemas Prisionais”

No dia 26 de novembro de 2019 tivemos o nosso Café da Manhã sobre o tema: “Parcerias Público Privadas dos Sistemas Prisionais”.

Para apresentar este assunto, contamos com a exposição de Fabiana Reppucci (CEO da CCI Construções de Infraestrutura S.A) e Carlos Daniel Vaz de Lima (Procurador de Justiça Criminal no Ministério Público do Estado de São Paulo), além da mediação de João Paulo Pessoa (Especialista da área de direito público e regulatório no escritório Toledo Marchetti Advogados).

Infelizmente não possuímos a gravação do evento disponível em nosso acervo.

Café da Manhã do IBDiC: “How to Keep Your Construction Arbitrator Happy”

Na manhã de quarta-feira, dia 03.07.2019, o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) realizou o Café da Manhã do IBDiC, em São Paulo. Esta edição do evento trouxe Donny Mackinnon e Fernando Marcondes para debaterem o tema “How to Keep Your Construction Arbitrator Happy”.

A discussão foi muito produtiva e reuniu cerca de 25 profissionais para ouvir a experiência de Donny, que é Presidente da Chartered Institute of Arbitrators da Escócia, árbitro e adjudicador atuando como profissional independente.

Infelizmente não possuímos a gravação do evento disponível em nosso acervo.

Café da Manhã do IBDiC: “Seguros nos Contratos de Construção e de Financiamento para Construção”

No Café da Manhã do dia 31.05.2019 abordamos a seguinte temática: “Seguros nos Contratos de Construção e de Financiamento para Construção”.

O evento contou com a exposição de Fabio Alem e Felipe Bastos.

Café da Manhã do IBDiC: “Nova LINDB: O que os gestores precisam saber?”

Mais uma vez nossos associados se reuniram para participarem do Café da Manhã do IBDiC. A edição deste mês, realizada na quarta-feira, dia 24.04.2019, trouxe Floriano de Azevedo Marques Neto para falar sobre as inovações propostas pela nova LINDB, como elas impactam na formação, gestão e encerramento dos contratos administrativos e a atuação de todos aqueles que empreendem no ambiente público.

Café da Manhã do IBDiC: “A evolução das modalidades contratuais em grandes projetos de infraestrutura: onde o civil law e common law se encontram”

O Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) realizou no dia 20 de março um Café da Manhã com associados, em São Paulo.

Desta vez, o advogado Júlio Cesar Bueno apresentou o tema “A evolução das modalidades contratuais em grandes projetos de infraestrutura: onde o civil law e common law se encontram” para os participantes e o debate rendeu uma manhã muito proveitosa.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.

Café da Manhã do IBDiC: “A arbitragem em contratos de construção de obras públicas”​

Na última quinta-feira (dia 24), o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) reuniu associados em São Paulo para a realização do primeiro evento da série Cafés da Manhã do IBDiC.

Cerca de 30 pessoas assistiram o Procurador do Estado de São Paulo, Dr. Bruno Lopes Megna, apresentar o tema “A arbitragem em contratos de construção de obras públicas”, que contou com a mediação do presidente do IBDiC, Leonardo Toledo da Silva, e do diretor, Gustavo Scheffer da Silveira.

Confira as fotos no link

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6495686214878785536.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.

Café da Manhã do IBDiC: “Temas Tributários Atuais em Projetos de Infraestrutura e Construção”

“Temas Tributários Atuais em Projetos de Infraestrutura e Construção” foi o assunto do nosso Café da Manhã, que contou com a apresentação de Luis Cláudio Yukio Vatari, sócio do Toledo Marchetti Advogados.

Estes encontros mensais são voltados aos associados do IBDiC com a finalidade de tratar de temas de interesse comum e atinentes à área de Construção e Infraestrutura. Para ser um associado IBDiC, preencha o formulário em https://ibdic.org.br/beneficios-de-ser-um-associado-do-ibdic/.