Eventos

IBDiC Engineering Talks – Metodologias e Fases de Elaboração dos Projetos

Objetivos

Projetos de construção são, por natureza, empreendimentos que demandam a atuação concertada de profissionais das mais diversas áreas. Há, em particular, grande diálogo entre temas jurídicos e temas de engenharia e arquitetura, exigindo conhecimentos interdisciplinares dos profissionais envolvidos. Atividades como elaboração e negociação de contratos, estudo e preparação de claims, atuação em procedimentos de mediação, dispute boards e arbitragens envolvem, todas elas, aspectos jurídicos e aspectos técnicos.

O desenvolvimento de competências interdisciplinares, portanto, torna-se uma necessidade para os profissionais do direito que se defrontam casos de construção (seja como advogados, mediadores, membros de dispute board ou árbitros). Conceitos como cronograma, histograma, caminho crítico, disruption, custos indiretos, overhead, projetos básico, executivo e as built passam a fazer parte do dia-a-dia dos profissionais do direito. Mais do que isso: tornam-se seu material de trabalho.

Em razão disso, o Instituto Brasileiro de Direito da Construção – IBDiC desenvolveu o “IBDiC Engineering Talks”, uma iniciativa pioneira cujo objetivo é levar, aos profissionais do direito, conhecimentos técnicos básicos que se utilizam em projetos de construção. Ao promover essa interdisciplinaridade, o IBDiC pretende tornar mais familiares e acessíveis os aspectos técnicos que subjazem às discussões no Direito da Construção.

Formato e público-alvo

O IBDiC Engineering Talks compreende um conjunto de quatro módulos de aulas, cada qual sobre um tema técnico específico a ser lecionado por dois profissionais especializados na área. O conteúdo de cada módulo partirá dos conceitos técnicos básicos de cada tema, abordando também os principais problemas e discussões existentes.

O público-alvo do IBDiC Engineering Talks são profissionais do direito que atuam ou pretendem atuar em casos de construção, não havendo necessidade de conhecimentos prévios sobre os assuntos que serão tratados. Independentemente disso, também há possibilidade de profissionais de outras especialidades participarem, inclusive engenheiros e arquitetos.

Metodologia de ensino e dinâmica das aulas

Os docentes envolvidos em cada módulo disponibilizarão, sempre que possível, textos para leitura prévia. Os textos poderão incluir artigos acadêmicos, apostilas ou outros materiais preparados pelos docentes, bem como estudos de caso relacionados ao tema a ser debatido em aula.

As aulas poderão ser presenciais ou por Ensino à Distância (EAD), com turmas de até 30 participantes.

Os docentes de cada módulo poderão adotar metodologias de ensino variadas: exposição teórica, diálogo socrático, simulação e estudo de caso. No entanto, recomenda-se que sempre se realize a interligação entre conceitos teóricos e aplicação prática.

 Carga Horária e Datas

Cada módulo será composto de dois blocos de aula de 2 horas cada, com um intervalo de 30 minutos.

Serão quatro encontros, os quais ocorrerão no horário das 14h00 às 19h00.

Valores por módulo

Associado IBDiC e dos apoiadores (AACE, CBAr, CAM-CCBC, CIArb, Infrawomen, IPA): R$ 60,00

Não associado IBDiC: R$ 120,00

Pacote empresa (10 inscrições): R$ 500,00

Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/3wKPvoZrPV62d3sn7

Programa 

Módulo 2 Metodologias e Fases de Elaboração dos Projetos
Docentes Dominique Mansur e Astor Luft
Conteúdo
  • Introdução aos Projetos de Capital
  • Metodologia Front-End Loading (FEL)
  • Estratégias de Contratação em Projetos
  • Controle e Disciplina de Execução
  • Engenharia Digital – BIM e Ferramentas colaborativas

Professores: 

Dominique Mansur é engenheira civil com mais de 6 anos de experiência na indústria da construção em projetos de infraestrutura. Já atuou no desenvolvimento de clientes e negócios, na elaboração de orçamento e planejamento de projetos de engenharia no Brasil e América Latina. Há cerca de 3 anos atua como especialista em implantação e coordenação BIM para projetos de infraestrutura, com experiência em barragens, plantas de mineração e projetos de geração de energia renováveis.

Astor Luft atualmente ocupa a posição de Diretor da Independent Project Analysis (IPA) para a América Latina. Ele é responsável por manter as relações da IPA com seus clientes regionais e globais presentes na região, e por formar novas parcerias com empresas operadoras nos setores de mineração, petróleo e gás, produtos químicos, bens de consumo, energia e infraestrutura. Antes da posição de Diretor na IPA, Astor atuou na função de Gestor de Relacionamento de Cliente, responsável por dois grandes clientes na área de Exploração e Produção de Petróleo, no Brasil e na Europa. Astor ingressou na IPA em 2008, como Analista de Projetos, conduzindo vários trabalhos de avaliação de projetos e sistemas de projetos para clientes da IPA nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. Antes de vir para a IPA, Astor trabalhou para a ExxonMobil como analista de garantia de qualidade na área de suprimentos. Astor possui um título de Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FAE Business School, e um diploma de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Data: Dia 28 de Abril de 2021

Horário: 14:00h às 19:00h

Local: Plataforma Zoom

replica cartier lanieres watch replica Chase Durer Watches who sells the best replica watches copy watch knockoff omega Replica rolex clone watches paypal imitation omega watch replicas vintage watches uk knockoff best replika tag heuer watches Fake Best Fake Swiss Watches cheap christian louboutin shoes ireland replica