Eventos

Café da Manhã do IBDiC: Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos

O nosso Café da Manhã do IBDiC de dezembro foi realizado no dia 11, sobre o tema “Tomada de Decisão Antecipada vs Mitigação de Riscos”.

Nessa edição, contamos com as participações de Ilma Garcia, sócia-diretora da ITAG Consultoria Empresarial; Sandro Cunha, sócio-diretor da Avantec Consultores Associados; Rafael Monteiro, diretor da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte; com mediação de Ricardo Medina, sócio do Toledo Marchetti Advogados e diretor-tesoureiro do IBDiC.

O link da gravação é https://www.youtube.com/watch?v=6Ut0w0OtS7o&feature=youtu.be.


Rafael Monteiro é Diretor da prática de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte com mais de 15 anos de experiência e atualmente mestrando em engenharia com foco em contratos internacionais de construção pela Universidade de Stuttgart, Alemanha. Engenheiro Químico pela UFMG e pós-graduado em Estatística pela mesma universidade.

Liderou diversos projetos no Brasil, Peru, México e Moçambique, aconselhando e servindo os clientes em todo o ciclo de vida de um ativo. Minhas áreas de experiência incluem a gestão de portfólio e programas, estratégia para implantar megaprojetos, implantação e operação de PMOs, controle e monitoramento de projetos, gestão de contratos, além de vasta experiência em pleitos, disputas e litígios.

Recentemente, se dedica ao tema de como podemos criar uma relação mais sustentável e colaborativa entre investidores de projetos e os construtores, seja por meio de contratos colaborativos, da alocação adequada de riscos ou até mesmo alavancando a transformação digital no setor de engenharia e construção.

Concomitantemente, vem atuando com bastante entusiasmo em relação aos temas de Gestão Ágil e Enxuta de Projetos de Capital (Agile Project Management e Lean Project Management).

Membro da Dispute Review Board Foundation (DRBF), da Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos (AACE), da Society of Construction Law UK (SCL) e do IBDiC.

Autor convidado da série “Pareceres de Engenharia vols. I, II e III” (Clube dos Autores).

 

Sandro Cunha, sócio-diretor da Avantec Consultores Associados, traz sua experiência de projetos nos Estados Unidos, Brasil, México e Peru, incluindo casos com os Departamentos de Justiça e de Energia dos EUA. Ele possui vasta expertise em gerenciamento de construção, análise de custos, análise de cronogramas, pleitos e resolução de disputas, investigação contra corrupção e consultoria de compliance.

Em Disputas, o Sr. Cunha tem atuado como Perito e Assistente Técnico em casos judiciais e arbitrais em diversas câmaras: ICC, CCBC, CBMA, CAMARB, FIESP, FGV e Instituto de Engenharia.

Ele já trabalhou em casos de diversas indústrias, como: Mineração e Siderurgia, Óleo e Gás, Energia e Infraestrutura. Alguns tipos de construção para os quais ele prestou serviços incluem: Aciaria, Alto Forno, Mineroduto, Planta de Beneficiamento de Minérios, Coqueria, Refinarias, Hidroelétricas, Termoelétricas, Plantas de Energia Nuclear, Linhas de Transmissão, Ferrovias, Portos, FPSO e Shopping Centers.

O Sr. Cunha foi indicado como um dos melhores “Expert Witnesses” pela Leaders League Litigation & International Arbitration em 2017, 2019 e 2020.

 

Ilma Garcia, sócia-diretora da ITAG Consultoria Empresarial, traz consigo mais de 27 anos de experiência em contratos e obras de infraestrutura, construção e montagem industrial, projetos e licitações, ao longo dos quais vem prestando serviços de consultoria técnica, gerenciamento de obras nos segmentos de óleo, gás e energia, administração e solução de conflitos, elaboração e negociação de claims, bem como na assistência técnica de processos judiciais.  Trabalhou em obras de indústrias Naval, Óleo e Gás, Energia, e Infraestrutura, compreendendo Gasodutos, Plataformas de Petróleo, Refinarias, Subestações, Terminais Aquaviários e Portuários, dentre outros. Possui experiência em Mediações, Arbitragens e Processos Judiciais, especializando-se na qualidade de Assistente Técnico, compreendendo: análise e catalogação da documentação contratual, elaboração de relatórios técnicos, elaboração de quesitos técnicos, impugnação de laudos periciais e assessoria estratégica em processos judiciais.

Data: Dia 11 de Dezembro de 2020

Horário: 9:00h às 11:00h

Local: Plataforma Zoom > https://bit.ly/3fdI29m