Nos dias 09 e 10 de outubro de 2014 foi realizado o III Congresso Internacional do IBDiC, oportunidade na qual foram debatidos relevantes assuntos para o Direito da Construção dentro do tema central “O Mercado da Construção em Tempos de Incertezas”.
A aplicabilidade da common law no direito brasileiro, a heterocomposição, o crédito imobiliário, a resolução de claims e o futuro da infraestrutura foram alguns dos temas abordados nesse evento que contou com a contraposição de ideias em painéis compostos por profissionais “antagônicos”, engrandecendo as discussões ali apresentadas.
Jorge Pinheiro Jobim, Fernando Marcondes, Richard Bailey, Rafael Marinângelo, Ricardo Campelo, Marcelo A. Botelho de Mesquita, Rogers Peters, Sergio Piccinelli, José Eugênio Gizzi, Francisco Maia Neto e José Carlos Martins foram alguns dos grandes nomes que expuseram suas ideias no evento.
Painel 1 – Aplicabilidade das regras de Commom Law e práticas internacionais a contratos de construção brasileiros
Painel Inaugural do III Congresso Internacional do IBDiC: “Aplicabilidade das regras de Commom Law e práticas internacionais a contratos de construção brasileiros”, com Richard Bailey e Rafael Marinangelo e Fernando Marcondes
Painel 2 – Heterocomposição de Conflitos na Construção, sobre soluções de disputas como Arbitragem, Mediação, Dispute Boards e Adjudicação
Painel: “Heterocomposição de Conflitos na Construção, sobre soluções de disputas como Arbitragem, Mediação, Dispute Boards, Adjudicação etc”, com Fernando Marcondes, Marcelo Botelho de Mesquita e Rafael Marinangelo como Presidente de Mesa.
Painel 3 – Ocupações Urbanas e a Política Nacional de Habitação
Painel: “Ocupações Urbanas e a Política Nacional de Habitação”, com Marcelo Manhães de Almeida, Rodrigo Bicalho e Ricardo Campelo como Presidente de Mesa
Painel 4 – Mercado e Crédito Imobiliário
Painel: “Mercado e Crédito Imobiliário”, com Celso Petrucci, João Carlos Perússolo, Fábio Tadeu Araújo e Rodrigo Bicalho como Presidente de Mesa.
Painel 5 – Normas ABNT e o Desempenho e Reformas
Painel: “Normas ABNT – Desempenho e Reformas”, com o Eng. Luiz Henrique Manetti, o Eng. Euclésio Manoel Finatti e Ricardo Campelo como Presidente de Mesa.
Painel 6 – A experiência internacional na resolução da claims
Painel: “A experiência internacional na resolução da claims”, com Eric Franco (Peru), Sandra Gomes Pinto (Portugal), Juan Eduardo Figueroa Valdes (Chile) e Roger Peters (EUA).
Painel 7 – Riscos legais e econômicos do RDC e Mudanças na Lei 8.666
Painel: “Riscos legais e econômicos do RDC e Mudanças na Lei 8.666”, com o Prof. Egon Bockmann Moreira e Sérgio Piccinelli, presidente do Sicepot-PR
Painel 8 – Seguros: Gestão de Riscos e Administração Contratual
Painel: “Seguros: Gestão de Riscos e Administração Contratual”, com a palestra do advogado Ernesto Tzirulnik.
Painel 9 – Concessões de Rodovias
Painel: “Concessões de Rodovias”, com o Eng. Jorge Pinheiro Jobim (Presidente de Mesa), José Alfredo Stratmann e João Chiminazzo
Painel 10 – Futuro da Infraestrutura no Brasil
Painel: “Futuro da Infraestrutura no Brasil”, com o Presidente do Sinduscon-PR, José Eugênio Gizzi, o Presidente da ANEOR, José Alberto Ribeiro, e o Prof. da USB, Heron do Carmo.
Painel 11 – Mobilidade Urbana
Painel: “Mobilidade Urbana”, com Sérgio Póvoa Pires (IPPUC), Flávio Garcia Amaral, presidido por Francisco Maia Neto
Painel 12 – O Legado da Copa e o Futuro da Construção no Brasil
Palestra Magna do III Congresso Internacional de Direito da Construção, com José Carlos Martins, Presidente da CBIC. Tema: “O Legado da Copa e o Futuro da Construção no Brasil”.