NR-35, de trabalho em altura, está em consulta pública

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) abriu na última semana consulta pública para revisão do Item 35.5 - Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem da Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), que trata do trabalho em altura, e para criação do Anexo II, que aborda sistemas de ancoragem.

A publicação das normas NBR 16325-1 e NBR 16325-2, regulando os Dispositivos de Ancoragem tipos A, B e D e tipo C, respectivamente, como referencial técnico, levaram a Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT) a decidir pela elaboração de um anexo para Sistemas de Ancoragem para contemplar não somente o uso desses dispositivos, mas os demais sistemas, como a ancoragem diretamente na estrutura ou a ancoragem estrutural.

O objetivo das alterações, segundo o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Haruo Ishikawa, é tornar a NR-35 mais completa e segura.

O prazo para a consulta pública vai até 17 de julho e as contribuições podem ser enviadas através de e-mail. Para acessar as propostas para a revisão da norma, clique aqui. Já para ler na íntegra o documento para criação do anexo, clique aqui. 

Fonte: Pini Web